Seguidores

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2


As células-tronco são de extrema importancia para algumas pessoas com necessidades e outros amparos. As células-mãe, como também são conhecidas, são as células que possuem melhor capacidade de se dividir dando origem a outras semelhantes ou seja, seu principal objetivo é de recuperar tecidos danificados por doenças e traumas.
Há duas possibilidades de extração das células-tronco, podem ser embrionarias que são encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes. Como também podem ser adultas que são encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placentra e outros.
Algumas doenças que seriam beneficiadas com a utilização das células-tronco são: Câncer, para reconstrução dos tecidos; Doenças do coração, para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas saudáveis e para o crescimento de novos vasos; Osteoporose, por repopular o osso com células novas e fortes; Doença de Parkinson, para reposição das células cerebrais produtoras de dopamina; Diabetes, para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulina; Cegueira , para repor as células da retina; Danos na medula espinhal, para reposição das células neurais da medula espinal; Doenças renais, para repor as células, tecidos ou mesmo o rim inteiro; Doenças hepáticas, para repor as células hepáticas ou o fígado todo; Esclerose lateral amiotrófica, para a geração de novo tecido neural ao longo da medula espinal e corpo; Doença de Alzheimer, células-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposição e cura das células cerebrais; Distrofia muscular, para reposição de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura; Osteoartrite, para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem; Doença auto-imune, para repopular as células do sangue e do sistema imune; Doença pulmonar, para o crescimento de um novo tecido pulmonar.
Mas por incrivel que pareça, em alguns lugares é proibida a pesquisa sobre células-tronco e outros como o brasil foi liberado recentemente, na minha opnião as células tronco são uma luz no fim do túnel para muitas pessoas com necessidades e que é preciso que o governo e a sociedade pensem no futuro porque a cura dessas doenças não virá em um mês, mas para as futuras gerações então é essencial que invistam nessas pesquisas pois futuramente pode ser que muitas pessoas se tornem pessoas mais saudaveis e mais felizes.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comentarios

  • Comentei nos blogs:
  1. Thago Vianna: thiagomcvianna.blogspot.com
  2. Nicholas de Conto: nicholasdeconto.blogspot.com
  3. Cauê Moura: cauemcunha.blogspot.com

Tarefa 1

  • Como já citado em vários blogs e já visto durante todos os nossos anos escolares, a biologia é a parte da ciência que estuda a vida ( biologia, bio = vida e logia = estudo ) e é também, como podemos perceber, um dos ramos do conhecimento que tem crescido em ritmo acelerado, assim facilitando e ampliando a nossa compreensão do mundo vivo. Bom, sendo assim, nada mais justo do que iniciar pelo processo de nossa formação.
  1. Embriologia: A embriologia é responsável pela formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada. O qual Faz parte da biologia do desenvolvimento. Considerando-se o desenvolvimento humano, este processo inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula. A formação dos espermatozóides ocorre nos testículos que logo após são armazenados nos epidimos, estruturas em forma de ‘’c’’ que ficam em volta dos testículos, é nos epídimos que ocorre o desenvolvimento do espermatozóide, após isto da-se inicio ao complexo período de formação do órgão. Com nosso desenvolvimento de formação viramos adultos, onde muitos acabam não tendo consciencia de seus atos e praticando vandalidades prejudicando áreas ecológicas como florestas e matas, prejudicando animais e seus habitats, aí entra uma parte da biologia que se todas as pessoas tivessem conhecimento de o quão importante é a interação dos animais com o meio ambiente e entre si talves pensassem antes, que é a ecologia.
  2. Ecologia: Esta palavra deriva de suas palavras gregas: oikós ( = casa ) e logos ( = estudo ). assim, ecologia significa literalmente o estudo da casa ou estudo do ambiente. este termo foi utilizado pela primeira vez em 1870, pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, a fim de designar o estudo das interações dos organismos com o meio ambiente e entre si. então, de fato, a ecologia estuda os seres vivos acima do nível do organismo individual ou seja estuda a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. o meio ambiente não afeta os seres vivos somente por sua sobrevivencia e reprodução mas também nas suas funções vitais, incluindo seu comportamento, através do seu metabolismo. sendo assim por algumas de suas muitas qualidades o meio ambiente pode até determinar quantos seres vivos podem viver no mesmo habitat.
  3. histologia: A histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras de como os seus componentes se relacionam entre si, tanto estrutural quanto funcionalmente. O estudo da histologia iniciou-se com o desenvolvimento de microscópios simples e de técnicas para o preparo de material biológico, tornando-o adequado para o exame. Os primeiros histologistas descobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos. Durante o desenvolvimento embrionário, as células diferenciam-se em grupos que vão formar as diversas partes do corpo do invidividuo. Ao conjunto de células que são semelhantes ente si, realizam a mesma função e tem a mesma origem embrionária, da-se o nome de tecido.
  4. Evolução: A evolução entende-se por ser a mudança das características de uma população para outra ou seja é o processo através do qual ocorrem as mudanças e transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. No ponto de vista genético, evolução pode ser definida como qualquer alteração na frequência dos alelos de um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações. Estas novas características podem se realizar por mutações que podem produzir características novas ou alterar as já existentes resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos como também podem surgir da transferência de genes entre populações ou entre espécies.
  5. Genética: A genética é a ciência que estuda o material hereditário e os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações. Os primeiros trabalhos realmente importantes para maior esclarecimento no campo da genética foram realizados em um convento, na Áustria, por um monge chamado Gregor Mendel. É através da genética que nós descobrimos que alguns filhos tem certas características do pai e não da mãe ou que uma filha nasceu com certa doença e o irmão não por que na fecundação o filho ou filha recebe uma parte do dna da mãe e outra do pai por isso pode receber certas características de um e de outro.